Ícone do site Jornal O Sul

Premiê espanhol se reúne com o presidente Michel Temer e empresários e afirma seguir “com atenção tudo o que acontece no Brasil”

Mariano Rajoy se reúne com Temer nesta segunda-feira, em Brasília. (Foto: Reprodução)

Quando, em setembro, o presidente Michel Temer viajou à China para uma cúpula do G20, dias após sua posse, Mariano Rajoy foi um dos primeiros líderes internacionais a posar ao seu lado. O premiê da Espanha, do conservador Partido Popular, foi criticado por deputados de esquerda em seu Congresso, que preferiam a condenação do impeachment de Dilma Rousseff.

Mas, segundo ele, “as relações internacionais devem estar a salvo de altos e baixos políticos. Nós, governantes, temos a obrigação de preservar a estabilidade dos nossos países mas também as nossas relações com o mundo”.

Rajoy se reúne com Temer nesta segunda-feira em Brasília, enquanto ambos os governos enfrentam denúncias históricas de corrupção. “Seguimos com atenção tudo o que acontece no Brasil, mas com a tranquilidade que nos dá a solidez de suas instituições”, afirma. “O importante é que os controles funcionem, que a Justiça seja independente e que os culpados sejam sancionados.”

A visita de Rajoy é a primeira bilateral de um premiê espanhol desde que o socialista José Luis Rodríguez Zapatero reuniu-se com Lula em 2008. O ato consolida as suas afinidades com Temer. Rajoy viaja na própria segunda para São Paulo a um encontro empresarial. No dia seguinte, ruma ao Uruguai.

Perguntado se acha que Temer é um melhor presidente do Dilma, para os interesses da Espanha, disse: “Vou trabalhar para ter as melhores relações possíveis com o governo do presidente Temer, assim como fiz com sua antecessora. Como disse, as relações entre os países precisam estar por cima das afinidades políticas dos governos. O Brasil é o nosso terceiro destino para investimentos no mundo, atrás apenas dos EUA e do Reino Unido. Somos o terceiro maior investidor no Brasil atrás de Holanda e dos EUA”. (Folhapress)

Sair da versão mobile