Ícone do site Jornal O Sul

Presa quadrilha de ladrões de gado que atuava em diversos municípios gaúchos

Carne irregular foi apreendida. (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Calcário para desarticular uma quadrilha de ladrões de gado que atuava em vários municípios do Rio Grande do Sul. Foram cumpridos 21 mandados judiciais em Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito e Taquari.

Seis criminosos foram presos preventivamente. Segundo os delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes, três veículos e uma arma de fogo foram apreendidos, além de carne e uma carroceria usada para transporte de gado vivo. A maior parte dos integrantes do bando é de Bagé.

A operação foi denominada Calcário porque as investigações tiveram início após o furto de 17 bovinos ocorrido em março, em Caçapava do Sul, cidade conhecida pela grande produção de calcário.

Conforme Mendes, o grupo é responsável por vários outros abigeatos realizados nos últimos meses, com destaque especial para dois: o furto de 46 bovinos ocorrido em março em Pantano Grande e o furto na forma carneada de 15 ovelhas prenhas em Bagé, em julho. Os dois casos tiveram grande destaque na mídia gaúcha, principalmente pela crueldade com os animais.

Sair da versão mobile