Ícone do site Jornal O Sul

Presidenciável norte-americano quer aumentar taxa de visto de mexicanos para financiar muro na fronteira

Magnata pretende deportar todos os imigrantes sem documento. (Foto: Charlie Neibergall/AP)

O pré-candidato à presidência dos EUA pelo Partido Republicano Donald Trump pretende aumentar a taxa para concessão de vistos a mexicanos e para todos os cartões de travessia de fronteira como parte de um plano mais amplo para forçar o México a pagar por um muro ao longo da fronteira entre os dois países. Trump, favorito para a indicação republicana em meio a vários candidatos, fez da imigração um tópico central da campanha.

No programa “De Cara com a Imprensa”, da NBC, ele disse que pretende deportar todos os imigrantes sem documento e rescindir com as normas de imigração de Barack Obama. As normas, caso aprovadas, irão proteger da deportação cerca de cinco milhões de imigrantes sem documento.

Em artigo divulgado nesse domingo, Trump afirmou que vai aumentar as taxas sobre os vistos temporários para executivos e diplomatas mexicanos, caso o México não concorde em pagar pela construção do muro. Trump começou sua campanha em junho dizendo que o México está mandando criminosos e estupradores para os EUA. O comentário gerou reações raivosas de grupos de defesa dos direitos civis de latinos e outros. (Reuters)

Sair da versão mobile