Ícone do site Jornal O Sul

Presidente da Rússia critica Estados Unidos por prisões de dirigentes da Fifa

"É uma violação muito grave dos princípios de funcionamento das organizações internacionais", afirmou Vladimir Putin (Foto: Alek sey Nikolskyi/AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira (28) os Estados Unidos de uso de sua Justiça para “impedir a reeleição” de Joseph Blatter à presidência da Fifa. A Rússia é a sede da próxima Copa do Mundo, em 2018. De acordo com Putin, Blatter foi pressionado para impedir a organização do evento em seu país.

“É uma violação muito grave dos princípios de funcionamento das organizações internacionais”, afirmou Putin, que acusou Washington de “impor sua jurisdição aos demais” em um caso no qual “nenhum dos funcionários [da Fifa] é americano e nenhum fato aconteceu nos Estados Unidos”.

A polícia da Suíça prendeu nesta quarta-feira (27), em Zurique, na sede da Fifa, sete dirigentes da entidade acusados de corrupção. Entre eles está José Maria Marin, ex-presidente da CBF e membro do comitê executivo da Fifa. A operação foi realizada a pedido das autoridades dos Estados Unidos. Os sete detidos são membros da Conmebol ou da Concacaf, as confederações de futebol da América. As autoridades anunciaram ainda uma investigação criminal sobre a escolha das sedes das duas próximas Copas – Rússia em 2018 e Qatar em 2022.

Sair da versão mobile