Ícone do site Jornal O Sul

Presidente do TJRS, desembargador Alberto: “Temos uma expectativa amplamente positiva a respeito da nova gestão no STF, liderada pelo ministro Fachin”

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto acompanhou a solenidade de posse do novo presidente do STF, ministro Edson Fachin. (Foto: Divulgação/STF)

“Temos uma expectativa amplamente positiva a respeito da nova gestão no STF, liderada pelo ministro Fachin, e reiteramos que o nosso Tribunal de Justiça está à disposição com as suas experiências em diversas áreas, defendendo também o intercâmbio cada vez mais intenso entre todos os Judiciários, buscando o melhor para a sociedade”, afirmou o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto, em nota encaminhada pela sua assessoria à coluna.

O desembargador Alberto acompanhou, nessa segunda-feira (29), a posse do ministro Edson Fachin, que presidirá o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelos próximos dois anos (2025/2027). O ministro Alexandre de Moraes foi empossado como vice-presidente durante a solenidade, em Brasília.

Primeira reunião de Fachin como presidente será com magistrados de todo o País

O governador Eduardo Leite e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Delgado Neto, participaram em Brasília da solenidade de posse do novo presidente do STF, ministro Edson Fachin, gaúcho natural de Rondinha. Hoje, o presidente Alberto participa de reunião com o novo presidente do STF.

A assessoria do do ministro Fachin anunciou que ele dedicará sua agenda para se reunir com presidentes de Tribunais de Justiça de todo o País nesta terça-feira. O gesto mostra a atenção que o próximo presidente do Poder Judiciário dará a pautas internas. Fachin abriu mão de festa com cantores e sinaliza para uma atuação mais austera e discreta em relação aos seus antecessor, o ministro Luís Roberto Barroso.

Esquerda prepara a chapa ao Senado com Paulo Paim e Manuela

O presidente estadual do PT, Valdeci Oliveira, viaja a Brasília para ouvir do senador Paulo Paim amanhã, quarta-feira, a confirmação de que ele disputará o quarto mandato de Senador. Com a confirmação de Paim, o PT prepara a chegada de Manuela D’Ávila, que deve se filiar ao PSOL, para disputar a segunda vaga ao Senado. A confirmação de Paim muda os planos do deputado federal Paulo Pimenta, que pretendia concorrer ao Senado.

Decisão do ministro Luiz Fux evita que o Estado perca duas cadeiras na Câmara dos Deputados

O Rio Grande do Sul manterá suas 31 cadeiras na Câmara dos Deputados. O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, aceitou um pedido do Congresso e determinou, nessa segunda-feira, que o número de deputados federais por Estado será mantido nas eleições de 2026. Uma eventual mudança ocorrerá somente a partir de 2030. A decisão atende pedido do Congresso Nacional feito na manhã desta segunda. Se fosse mantida a decisão do STF de 2023, o Rio Grande do Sul, com base no cálculo da população, perderia duas vagas na Câmara dos Deputados, ficando com 29 deputados federais a partir das eleições de 2026.

Governador de MG, Romeu Zema confirma agenda no Estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, definiu sua agenda no Rio Grande do Sul. Zema estará em Porto Alegre nesta sexta-feira (3) para uma coletiva de imprensa com o deputado federal Marcel van Hattem e o estadual Felipe Camozzato. O governador e pré-candidato do partido NOVO à Presidência da República vai tratar da sua agenda de atividades no Rio Grande do Sul, como a palestra no encerramento da Semana Caldeira e o jantar na CICS (Câmara da Industria, Comércio e Serviços) de Canoas, para debater sobre o futuro do Estado e do País. No sábado (4), Zema encerra a agenda no Encontro Estadual do Partido NOVO-RS, ao lado de mandatários e filiados, na capital gaúcha.

Cherini comemora presença do PL em 400 municípios gaúchos

O presidente do Partido Liberal, deputado federal Giovani Cherini, comemorou ontem o marco de estruturas organizadas pelo PL em 400 municípios. Cherini atribui o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, da presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, e dos deputados federais e estaduais para essa conquista. Segundo Cherini, “muita gente ajudou par chegarmos até aqui: o presidente Valdemar Costa Neto que nos deu todo apoio e confiança para chegarmos organizados com PL Mulher, PL Jovem, e PL 60+, organizado em 400 municípios”.

Jair Bolsonaro descarta candidatura de Eduardo à Presidência em 2026

Dois recados do almoço de ontem, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na conversa com Tarcísio, Bolsonaro afirmou, segundo aliados, que deseja manter a candidatura de Eduardo Bolsonaro ao Senado por São Paulo em 2026 e descartou a possibilidade de que o filho seja lançado ao Planalto.

Sair da versão mobile