Ícone do site Jornal O Sul

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul se reúne com presidente do Supremo

Desembargador Mario Crespo Brum esteve em Brasília no primeiro dia do mandato de Edson Fachin como presidente do STF. (Foto: Divulgação/TRE-RS)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Mario Crespo Brum, esteve reunido, nesta terça-feira (30), com presidentes e representantes de todos os tribunais superiores, cortes estaduais de segunda instância, tribunais regionais federais, militares, eleitorais e trabalhistas do país.

O encontro foi promovido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, em seu primeiro dia à frente da Corte. Entre os temas discutidos, destacaram-se o programa Pena Justa, voltado à redução da superlotação carcerária, à empregabilidade e à reinserção social de egressos do sistema prisional, iniciativas para o enfrentamento da desigualdade racial no Judiciário e a criação do Observatório de Integridade e Transparência.

Um dos pontos centrais da fala do ministro Fachin foi o reconhecimento do papel do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na defesa da democracia. O presidente do STF reafirmou a confiança no sistema de votação brasileiro, ressaltando o orgulho institucional pelo modelo eleitoral adotado no país.

Ele também destacou o compromisso da Suprema Corte no combate à desinformação, classificando as fake news como um fator que compromete o processo democrático. Demonstrou preocupação com o uso da inteligência artificial na criação de conteúdos falsificados e reforçou que essa “empreitada dura” contra a desinformação contará com o engajamento firme do Supremo.

Sair da versão mobile