Ícone do site Jornal O Sul

Presidente em exercício, Geraldo Alckmin vem trazer solidariedade ao RS

Presidente em exercício, Geraldo Alkckmin promoveu reunião para alinhar medidas de apoio às áreas atingidas pelas enchentes no RS. (Foto: Divulgação VPR/Cadu Gomes)

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), vem ao Estado neste domingo. A agenda é uma tentativa do Palácio do Planalto de reduzir as críticas de que o presidente Lula (PT) teria ignorado a situação do Estado após a passagem de um ciclone que já matou 41 pessoas. Está confirmada a visita do presidente em exercício Geraldo Alckmin a três cidades atingidas pela enchente: Lajeado, Arroio do Meio e Roca Sales.

Governador e prefeitos falam em plano de reconstrução

Já existe um esboço do plano para construir pontes e recuperar estradas destruídas após as tempestades da última semana. Ontem, após reunião em Bento Gonçalves com 23 prefeitos, o governador Eduardo Leite estimou que serão necessários num primeiro momento, cerca de R$ 100 milhões para investimento na malha rodoviária, dos quais cerca de R$ 15 milhões apenas para a construção da ponte que liga Nova Roma do Sul a Farroupilha, destruída após a cheia do Rio das Antas, na última segunda-feira (4).

Ceran e a lenda das hidrelétricas

Nos últimos dias, criou-se uma nova lenda: a de que o Complexo Energético Rio das Antas gerido pela Ceran pode eventualmente ter contribuído para as enchentes que atingiram a região ao abrir comportas. A Ceran (Complexo Energético do Rio das Antas) que está localizado no Rio das Antas no estado do Rio Grande do Sul e é composto por três UHEs (usinas hidrelétricas): Castro Alves, Monte Claro e 14 de Julho se solidarizou com a tragédia ocorrida no estado. Em nota, a empresa explica que tecnicamente as barragens não possuem comportas: “Infelizmente, as barragens não conseguem reduzir altas afluências e mitigar os impactos no entorno do rio, pois as barragens da Ceran possuem vertedouro do tipo soleira livre e tem a característica ‘a fio d’água’, ou seja, não têm capacidade de armazenamento e nem de regular o fluxo do rio.”

Foros da Comarcas de Lajeado e Encantado seguirão fechados até o dia 15

Atos assinados pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, autorizam a continuidade do fechamento dos Foros de Lajeado e Encantado, cidades sedes das respectivas Comarcas, até o dia 15. Os prédios estão sem energia elétrica, impossibilitando o acesso a serviços de informática e telefonia, transtornos decorrentes das fortes chuvas e enxurradas que castigaram vários municípios do Rio Grande do Sul esta semana. Também seguirão suspensos os prazos processuais.

Lula conseguiu rachar PP e Republicanos

Após confirmar os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco) para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, o presidente Lula conseguiu rachar as duas bancadas. No PP, a saída de Fufuca da liderança abrirá uma disputa entre os grupos de oposição e governista para a escolha do novo líder.

Covatti Filho reitera: PP é oposição a Lula

O deputado federal Covatti filho, presidente do PP gaúcho, reiterou que o partido é oposição ao governo, e vai se mobilizar para escolher um novo líder da bancada federal – são 49 deputados – alinhado com o bloco de oposição.

PP ainda deve ganhar o comando da Caixa Federal

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, decidiu afastar o deputado Fufuca das funções partidárias. O mesmo deve ocorrer com a ex-deputada Margarete Coelho caso se confirmem as especulações de que ela assumirá a presidência da Caixa.

Osmar Terra quer criar Frente para garantir Prerrogativas do Congresso

O Congresso poderá criar a Frente Parlamentar da Valorização das Prerrogativas Legais dos Parlamentares e Soberania Popular. O anúncio é do ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) que está coletando assinaturas para criar a frente parlamentar. Terra anuncia o objetivo de defesa das prerrogativas constitucionais do Congresso, segundo ele “a todo momento atropeladas pelo Supremo Tribunal Federal”. O deputado reitera que “o poder para legislar é o Congresso Nacional, o STF é um órgão técnico”.

Sair da versão mobile