Ícone do site Jornal O Sul

Presidente Michel Temer reúne equipe no Palácio da Alvorada para tratar de reforma da Previdência

Reunião com o presidente foi no Palácio da Alvorada. (Foto: Reprodução)

O presidente da República, Michel Temer, se reuniu nesta segunda-feira (1º), no Palácio da Alvorada, com ministros das equipes econômica e da articulação política para tratar da reforma da Previdência. A comissão especial na Câmara que discute o tema deve votar nesta semana o parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA), com as novas regras para a aposentadoria.

Compareceram à reunião com Temer os ministros Henrique Meirelles (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil), Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo), Mendonça Filho (Educação) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), além do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Também participaram o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o relator na comissão especial, deputado Arthur Maia, e o secretário de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano.

Nesta terça-feira (02), a comissão especial deverá realizar a última sessão de debates entre os deputados. A previsão é que a votação do relatório seja iniciada no dia seguinte e termine até quinta-feira (04).

Ao final do encontro, que durou mais de três horas, Aguinaldo Ribeiro disse que o governo acredita que o parecer será facilmente aprovado pela comissão. Segundo ele, é preciso ter pelo 19 dos 37 votos para ser aprovado, mas que espera-se “um placar bem mais amplo que esse”.

“Nós temos convicção de que temos a maioria ampla na comissão. Estamos trabalhando ainda com alguns partidos aquelas dúvidas que há ainda em relação ao texto para ajustar o placar amplamente majoritário na comissão”, afirmou.

Depois, o texto fica pronto para ser votado no plenário da Câmara onde, por se tratar de uma mudança na Constituição, precisará de pelo menos 308 votos para ser aprovado e seguir ao Senado. Entre outros pontos, o relatório do deputado Arthur Maia propõe 65 anos para homens e 62 anos para mulheres como idade mínima para quem for se aposentar pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de 25 anos de tempo de contribuição. (AG) 

Sair da versão mobile