Ícone do site Jornal O Sul

Presidente sírio culpa Ocidente pela crise de refugiados

Ditador sírio abandonou capital e fugiu para lugar desconhecido após avanço dos rebeldes, que entraram em Damasco sem resistência. (Foto: Reprodução)

O Presidente sírio Bashar Al-Assad afirmou que a crise de refugiados se deve ao apoio dos países do Ocidente a “terroristas”. Nos seus primeiros comentários públicos sobre a saída em massa de sírios do país, numa entrevista a veículos de comunicação russos, ele disse que a Europa pode esperar mais refugiados.

Assad que enfrenta a oposição de países como os Estados Unidos, a Turquia e a Arábia Saudita, diz que o apoio da Turquia foi um fator crucial no crescimento dos dois principais grupos de insurgentes na Síria, o Estado Islâmico e a Frente Al- Nusra, ligada a Al-Qaeda. O governante salientou ainda que os bombardeamentos da coligação liderada pelos Estados Unidos não conseguiram impedir o avanço do grupo Estado Islâmico (EI).

O Presidente sírio recusou a ideia de que foram as ações do seu regime que causaram o aparecimento daqueles grupos. “Enquanto seguirem essa propaganda, teremos mais refugiados. Se estão preocupados com eles, parem de apoiar terroristas”, disse. Para o regime, todos os grupos que estão a combater contra as forças presidenciais são terroristas, mesmo os nacionalistas vistos como moderado pelos Ocidente.

Sair da versão mobile