Ícone do site Jornal O Sul

Prévia do PIB indica recessão da economia brasileira

As projeções para 2017 do Boletim Focus foram divulgadas nesta segunda-feira (23) pelo BC (Foto: Banco de Dados)

Após a retração registrada no primeiro trimestre, a economia brasileira afundou ainda mais entre abril e junho deste ano, o que aponta para um cenário de recessão técnica, segundo números divulgados pelo BC (Banco Central) nesta quarta-feira (19). A chamada “recessão técnica” se caracteriza por dois trimestres seguidos de recuo do PIB (Produto Interno Bruto).

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), calculado pelo BC e considerado uma espécie de prévia do PIB, encolheu 1,89% no segundo trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores. Nos três meses anteriores, de janeiro a março, a economia já havia registrado uma contração de 0,88%, segundo o IBC-Br, e de 0,2%, de acordo com os dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A última vez que a economia brasileira entrou oficialmente em recessão, segundo a série histórica revisada do IBGE, foi no início de 2009 – quando o PIB encolheu 2,2% nos três primeiros meses daquele ano, após ter recuado 4,1% nos três últimos meses do ano anterior. Naquele momento, o Brasil foi tragado pela crise financeira internacional – marcada pela quebra do banco norte-americano Lehman Brothers em setembro de 2008.

Resultado de junho e em 12 meses

Somente em junho, ainda de acordo com números do BC, o nível de atividade registrou retração de 0,58%. Foi a maior queda mensal desde abril deste ano, quando houve um recuo de 0,97%. Neste ano, somente os meses de fevereiro (+0,72%) e maio (+0,06%) não tiveram contração mensal do nível de atividade, de acordo com os números revisados do Banco Central. (AG)

 

Sair da versão mobile