Ícone do site Jornal O Sul

Previsão do tempo indica chuvas e temporais no Rio Grande do Sul

Imagem de satélite mostra as nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) sobre o Uruguai. (Foto: Reprodução)

Uma linha de instabilidade muito forte que se formou sobre o Uruguai na noite de segunda-feira (19) avançou sobre o Rio Grande do Sul espalhando temporais pelo sul do Estado. Em Bagé, choveu 82 mm em 4 horas, entre 6h e 10h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O acumulado em 24h (até 10h desta terça-feira (20)  era de 103 mm. Rajadas de vento de até 76 km/h foram observadas antes da chuva intensa.

A imagem de satélite mostra as nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) sobre o Uruguai, por volta das 2 horas da madrugada de 20 de outubro de 2015, que depois avançaram sobre o Rio Grande do Sul. Por volta das 10 horas, parte desta linha de instabilidade já causava novas tempestades sobre a Grande Porto Alegre.

O aeroporto Salgado Filho registrou uma rajada de até 65 km/h às 10 horas. Esta linha de instabilidade está associada a uma nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul. Esta frente fria avança sobre o Sul nas próximas 48 horas

Guaíba pode subir de novo.

As próximas 48 horas serão de muita atenção com o nível do  Guaíba. Os principais rios que alimentam o Guaíba devem receber novamente um grande volume de chuva. Assim, o nível do lago deve ter uma nova elevação até o fim da semana. Após alcançar a marca de 2,94 metros acima do nível médio normal no cais Mauá na tarde de 17 de outubro de 2015, o nível do Guaíba baixou quase 40 centímetros. Às 10h54 desta terça-feira,  o nível estava em 2,55 metros acima do normal.

Sair da versão mobile