Ícone do site Jornal O Sul

Primeiro-ministro britânico apresenta ao Parlamento acordo para não sair da União Europeia

Político convocou o referendo, mas queria a permanência na União Europeia (Foto: Andrew Winning/AFP)

O primeiro-ministro britânico David Cameron apresentará nesta segunda-feira (22), no Parlamento, o acordo para que o Reino Unido permaneça na UE (União Europeia), mas depende da vontade de seus próprios colegas conservadores que agem muitas vezes como oposição.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, com quem Cameron estudou no colégio e na universidade, e um dos políticos mais cotados para suceder o premier, anunciou no domingo (21) que apoia o chamado “Bretix”, a saída do Reino Unido. “Eu farei campanha pela saída da União Europeia”, anunciou Boris Johnson em um discurso em frente a sua casa em Londres, ressaltando, no entanto, que não irá participar de debates televisionados contra seu partido.

Segundo o jornal “The Times”, metade dos 330 deputados conservadores darão as costas a Cameron. O jornal “The Guardian” afirma, por sua vez, que apenas os militantes conservadores de duas de suas 70 delegações locais estão a favor de continuar na UE.

Conforme Cameron, a consulta será “uma das decisões mais importantes deste país”, e, defendendo o “sim”, o premiê britânico ressaltou que as concessões obtidas por ele dos líderes europeus na sexta-feira darão ao país “o melhor dos dois mundos”. (AG) 

Sair da versão mobile