Ícone do site Jornal O Sul

Primeiro-ministro defende colocar cerca em volta de Israel

Benjamin Netanyahu quer evitar a entrada de "predadores". (Foto: Cliff Owen/AP)

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que pretende construir uma cerca em torno de Israel para evitar a entrada de palestinos e cidadãos de países árabes vizinhos. “Em nossa vizinhança, temos de nos proteger de feras selvagens”, disse Netanyahu, em viagem ao Sul de Israel – o comentário também pode ser traduzido como “temos de nos proteger de predadores”, reportou o jornal britânico The Guardian.

O primeiro-ministro israelense afirmou que a barreira também teria como objetivo resolver o problema dos túneis de infiltração na Faixa de Gaza. O braço armado do grupo Hamas anunciou a morte de um de seus membros na queda de um túnel, o último de uma série de incidentes nessas galerias subterrâneas que o movimento islamita diz estar multiplicando – nas últimas duas semanas, foram registradas quatro quedas de túneis diferentes.

A construção da cerca não recebe o apoio de todos os membros do atual governo. O ministro da Educação, Naftali Bennett, criticou o projeto. “O primeiro-ministro falou sobre como as cercas são necessárias. Nós estamos nos cercando com barreiras. Na Austrália e em Nova Jersey (EUA), não há necessidade disso”, comentou o ministro. Além de “cercar todo o Estado de Israel com uma barreira”, Netanyahu disse que o governo examina formas de vedar os buracos existentes no muro da Cisjordânia, construído pelo governo de Ariel Sharon. (Veja)

Sair da versão mobile