Ícone do site Jornal O Sul

Primeiros animais que participarão da Expointer chegam ao Parque de Exposições Assis Brasil

Primeiro animal a ingressar no parque foi um ovino da raça Texel (Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini)

Os primeiros animais que participarão da 38ª Expointer chegaram ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, nesta segunda-feira (24). A abertura dos portões ocorreu às 8h e contou com a presença do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, do presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Raça, Eduardo Finco, além de representantes de federações e entidades do setor do agronegócio.

No total, a feira deve receber até a meia-noite de sexta-feira (28) 4.758 animais de argola de 160 raças. A expectativa é de que outros cerca de 3 mil animais rústicos, que serão comercializados em leilões e remates, ingressem no parque nos próximos dias. Quatro equipes, com seis veterinários e dois auxiliares cada, trabalham em sistema de rodízio, entre 6h e meia-noite, na inspeção dos animais, no desembarcadouro.

O primeiro animal a ingressar no parque foi um ovino da raça Texel, da Cabanha Oliveira, de Uruguaiana. Além desse, outros 17 exemplares das raças Ile de France e Ideal das cabanhas Cordilheira do Sul e Floresta estavam no mesmo veículo.

O secretário da Agricultura disse esperar que o volume de comercialização seja o maior possível, já que os bancos sinalizam com linhas de crédito, apesar de o cenário econômico exigir cautela. A Expointer começa no próximo sábado (29) e segue até 6 de setembro, em Esteio.

Sair da versão mobile