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Procon de Porto Alegre notifica lojas por preços falsos na Black Friday

Em caso de comprovação, o órgão pode promover o cumprimento forçado do preço original, bem como aplicação de penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor. (Foto: Reprodução)

Depois de receber mais de 100 reclamações e denúncias de consumidores, o Procon Porto Alegre notificou, nesta sexta-feira (4), as lojas virtuais Ponto Frio, Magazine Luiza, Walmart, Americanas, Colombo e a loja física do supermercado Nacional localizada na avenida Carazinho, 788. As reclamações dos consumidores indicam maquiagem de preços na oferta de produtos durante a Black Friday realizada em 27 de novembro.

“Os estabelecimentos aumentaram os preços antes do evento gradativamente para oferecer desconto equivalentes ao aumento no dia da liquidação, falsificando, portanto, a existência de uma promoção”, afirma o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.

Esta prática é considerada publicidade enganosa que poderá, caso haja comprovação, promover o cumprimento forçado do preço original, bem como aplicação de penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), como multa calculada conforme o faturamento da empresa. “As lojas foram notificadas a apresentarem em 72 horas explicação e comprovação por meio de nota fiscal sobre a venda de vários produtos, os preços que foram praticados nos últimos 30 dias e os valores comercializados na Black Friday”, destaca Vieira.

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