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Procon de Porto Alegre orienta consumidores sobre compras seguras na “Black Friday”

A regra fundamental é não gastar além do orçamento, para evitar entrar endividado em 2026. (Foto: Helena Pontes/IBGE)

O Procon de Porto Alegre tem orientado os consumidores para a realização de compras seguras na “Black Friday”, uma das promoções de descontos com maior apelo no comércio e que inicialmente tinha como data a última sexta-feira de novembro, mas acabou sendo adotada ao longo do mês por diversos estabelecimentos. A regra fundamental é não gastar além do orçamento, para não entrar endividado no próximo ano.

Dentre as dicas está a de ter em mente o produto a ser adquirido, comparar os preços e descontos disponíveis em lojas físicas e virtuais. É importante saber se o produto, antes de entrar em oferta, estava com o preço atual apresentado, para evitar a famosa falsa promoção, quando o item dobra de preço para entrar no desconto.

“É importante que o consumidor estipule um limite de gastos, dentro do seu orçamento, e evite as compras parceladas, a longo prazo, pois os juros são altos. Assim como o planejamento, a pesquisa e o cuidado com os golpes na hora da compra são fundamentais. Também é preciso saber os direitos no pós-compra, caso o consumidor tenha algum problema”, alerta o diretor do Procon, Wambert Di Lorenzo.

Os cuidados básicos nas compras em lojas físicas incluem a exigência a nota fiscal, consultar sobre trocas, garantias, entregas, instalações e montagem de produtos.

Já as compras on-line merecem uma atenção maior, pois costumam ser alvo de golpes, especialmente na Black Friday. Entre os mais recorrentes, estão falso desconto, mudanças de preços no carrinho, frete mais caro que o produto, links falsos para pagamento, perfis e sites falsos se passando por lojas, boletos falsos e golpes do PIX.

O Procon Porto Alegre auxilia presencialmente os consumidores, gratuitamente, das 9h às 16h, na rua Sete de Setembro, 723, no Centro. Também é possível fazer denúncias e reclamações pelo prefeitura.poa.br/procon. O órgão municipal ressalta que o direito ao “arrependimento” só vale para transações realizadas por meio virtual.

Origem

Comemorada nos Estados Unidos sempre após o “Thanksgiving Day” (o Dia de Ação de Graças, data de um dos feriados mais importantes naquele país), a “Black Friday” tradicionalmente marca o início das compras de final de ano. Embora não seja um feriado oficial, tornou-se uma data universalmente disseminada da cultura americana e difundida em vários outros países.

Apesar de hoje o termo estar muito associado ao maior dia de compras no mercado norte-americano, originalmente se referia a eventos diferentes. O termo “Black Friday” foi usado pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1869, com o desastre do mercado de ações, quando Jay Gould e James Fisk, tentaram de uma forma ilegal encurralar o mercado de ouro na Bolsa de Valores com o objetivo de fazer o preço do ouro subir e assim enriquecerem.

O golpe acabou não dando certo porque o presidente Ulysses S. Grant interveio na situação e ordenou que o governo norte-americano vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado dessa ação foi que o preço do ouro caiu drasticamente e muitos investidores perderam grandes fortunas.

A expressão “Black Friday” ganhou popularidade de fato na Filadélfia, por conta dos policiais, que começaram a usá-lo para se referir ao trânsito caótico causado por consumidores naquele dia que sucedia ao “Thanksgiving Day”. Deste modo, por muito tempo, o termo permaneceu restrito à Filadélfia.

De acordo com o linguista norte-americano Benjamin Zimmer, ex-editor executivo do site Vocabulary.com, “Você podia vê-lo sendo usado de maneira moderada em Trenton, Nova Jersey, mas o uso não ultrapassou as fronteiras da Filadélfia até os anos 1980”.

Nos dias de hoje, o conceito da Black Friday é mais comumente usado no varejo, tendo como principal atrativo os descontos em eletrodomésticos e smartphones. Porém, outros setores da economia também fazem ofertas significativas. Lojas oferecem grandes descontos em inúmeros produtos e atraem milhares de pessoas.

Lojistas de todo o mundo implementaram várias estratégias para atrair clientes. Muitas dessas lojas abrem suas portas às 5h da manhã, ou antes, para acomodar compradores ansiosos, outras permanecem abertas a noite inteira. A maioria dessas lojas anunciam seus produtos com antecedência, dando aos consumidores informações sobre as próximas vendas.

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