O Procon Porto Alegre contabilizou 72 reclamações sobre a Black Friday. Oitenta por cento das queixas do evento, promovido por sites e lojas físicas com descontos que poderiam chegar a 80% do valor original do produto, foi de manutenção de preços no mesmo patamar aos praticados anteriormente à liquidação.
“A armadilha mais comum para o consumidor constatada pelas reclamações registradas no Procon foi de que o lojista aumentou o preço antes de ocorrer a Black Friday e, neste dia de promoções, ofereceu o desconto equivalente ao aumento efetuado”, salienta o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.
Também foram efetuadas pela população, junto ao Procon, 47 pedidos de informação e denúncias. Vieira destaca que este volume de queixas indica que a população seguiu as orientações do Procon municipal, na medida em que realizou pesquisas prévias para se certificar se a promoção era de fato verdadeira. “A colaboração da população encaminhando ao Procon suas denúncias é de grande importância para o nosso trabalho de fiscalização”, destaca Vieira.
Órgão vinculado à Secretaria Muncipal da Produção Indústria e Comércio (Smic), o Procon Porto Alegre atende o público na rua dos Andradas, 686, das 10h às 16h, no site www.proconpoa.rs.gov.br ou pelo aplicativo gratuito para celulares Procon App. Informações podem ser obtidas no telefone 3289-1774.