Ícone do site Jornal O Sul

Procura pela vacina da gripe supera expectativa em Porto Alegre

Porto Alegre contou com 142 locais para imunizar a população-alvo (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

O público-alvo da campanha contra a gripe continua buscando as unidades de saúde para garantir a imunização para o inverno. No final do dia nacional de mobilização, neste sábado (30), Porto Alegre está próxima de atingir 50% da meta, com quase 300 mil doses aplicadas, de acordo com balanço parcial da Coordenação de Atenção Básica da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

A movimentação foi intensa nos locais de atendimento durante todo o dia, mas o fluxo foi contínuo. A logística das equipes das unidades de saúde supriu de forma ágil as faltas momentâneas de doses, em função da grande procura pela vacina. Nesta manhã, a abertura oficial teve a presença do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, na sede da secretaria. Na capital gaúcha, a campanha foi antecipada em uma semana, com início no dia 25 de abril.

Até as 17h, 142 locais de vacinação estavam abertos para imunizar a população-alvo, que inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e trabalhadores da área da saúde, sendo que a meta da campanha é imunizar pelo menos 80% desse público.

A SMS alerta que, para o último grupo, a orientação é apresentar prescrição médica que indique a necessidade da realização da vacina, receita médica que comprove a utilização de medicamentos de uso contínuo ou carteira/cartão de acompanhamento de doença crônica.

Na avaliação do secretário, os grupos de risco estão aderindo bem à campanha, que vai até 20 de maio, sendo uma das ações da Operação Inverno da prefeitura. “A vacina da rede pública protege o organismo dos três tipos mais graves de vírus, por isso a importância de que as pessoas procurem as unidades de saúde com tranquilidade”, afirmou Ritter, que levou a filha de 10 meses para vacinar e aposta na superação da meta este ano. O total estimado da população-alvo é de 580 mil pessoas.

Sair da versão mobile