Ícone do site Jornal O Sul

Procurador-geral da República pede ao Supremo autorização para investigar os senadores Delcídio do Amaral, Renan Calheiros e Jader Barbalho

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, aponta suspeitas de corrupção passiva e lavagem. (Foto: José Cruz/ABr)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nessa segunda-feira ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava-Jato para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) – presidente do Senado –, Delcídio do Amaral (PT-MS) e Jader Barbalho (PMDB-PA).

Em outro pedido, o chefe do Ministério Público quer investigar Calheiros, Barbalho e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE). Nas duas solicitações, as suspeitas são de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Os pedidos estão em segredo de Justiça e se baseiam em petições ocultas – procedimentos adotados no Supremo para manter em sigilo as delações premiadas.

A delação homologada em data próxima à do pedido de investigação é a de Fernando Baiano, acusado de ser um dos lobistas do PMDB no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.

Se os dois inquéritos forem abertos, Renan será alvo de cinco inquéritos da Lava-Jato. Delcídio do Amaral será investigado em duas apurações. (AG)

Sair da versão mobile