Ícone do site Jornal O Sul

Procuradoria recomenda mais transparência em concursos para professores universitários

MPF sugere que o MEC mantenha em sua página na internet ícone atualizado com as informações relativas a todos concursos públicos e processos seletivos para o cargo de professor de todas as universidades federais. (Foto: Reprodução)

O MPF (Ministério Público Federal) encaminhou recomendação ao MEC (Ministério da Educação) para dar mais transparência aos concursos e processos seletivos para o cargo de professor em universidades federais. No documento, o MPF sugere que o MEC mantenha em sua página na internet ícone atualizado com as informações relativas a todos concursos públicos e processos seletivos para o cargo de professor de todas as universidades federais.

De acordo com a vice-procuradora da República, Ela Wiecko, o objetivo é garantir que o maior número possível de interessados possa se inscrever nos concursos, respeitando assim os princípios constitucionais da publicidade e da impessoalidade.

O MPF recomendou ainda que o MEC expeça instrumento normativo determinando que as universidades federais informem o ministério sobre a abertura de todo concurso público para provimento de cargo de professor, encaminhando o edital para que a informação seja atualizada no portal da pasta.

As universidades também terão de incluir em seus sites ícone denominado “concursos públicos para provimento de cargos de professor”, no qual deverão ser inseridas informações atualizadas sobre todos os concursos públicos que vierem a ser abertos, juntamente com os respectivos editais. (AE)

Sair da versão mobile