Ícone do site Jornal O Sul

Produção da indústria brasileira cai em cinco dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em março

No Rio Grande do Sul, a produção industrial avançou 1,1% (Foto: Clayton de Souza/AE)

A produção industrial brasileira caiu em cinco dos 14 locais pesquisados em março, segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (12). Os recuos ocorreram no Ceará (-3,1%), em Minas Gerais (-2,5%), no Paraná (-2,3%), em Pernambuco (-2,2%) e em São Paulo (-0,8%).
Na contramão, a Bahia teve uma “expansão atípica” de 22,1%, após três meses seguidos de queda. Também mostraram avanços a Região Nordeste (8,1%), Rio de Janeiro (4,8%), Pará (3,2%), Espírito Santo (1,2%), Rio Grande do Sul (1,1%), Goiás (0,7%), Amazonas (0,5%) e Santa Catarina (0,3%).

Após uma leve recuperação em janeiro, a indústria brasileira teve em março seu segundo mês seguido de queda, afetada pelo baixo nível de confiança de empresários e consumidores e pela desaceleração da demanda doméstica.
A produção caiu 0,8% em março na comparação com o mês anterior, depois de ter sofrido redução de 1,3% (dado revisado) em fevereiro. Em relação a março de 2014, a indústria sofreu uma retração de 3,5%, com 11 dos 15 locais pesquisados acompanhando o movimento.

Sair da versão mobile