Ícone do site Jornal O Sul

Produção industrial brasileira registra a terceira alta seguida

Economia do País chegou a se aproximar do Reino Unido, em 2011, como o sexto maior PIB. (Foto: Agência Brasil)

A produção industrial brasileira cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, puxada principalmente pelos produtos alimentícios e farmacêuticos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Trata-se da terceira alta mensal seguida e do melhor resultado para outubro desde 2015, quando houve avanço de 1,5%. Na comparação com outubro do ano passado, a indústria avançou 1%, resultado um pouco mais fraco do que o de setembro (1,1%).

“Esse movimento de três meses seguidos de alta não era visto desde os últimos quatro meses de 2017, o que dá um pouco o tom de aumento no ritmo de produção, de uma mudança do comportamento industrial”, afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo.

Entre os fatores que tem contribuído para uma reação da indústria, está a melhora da demanda doméstica em meio a um cenário de queda da taxa básica de juros, inflação baixa, expansão do crédito e a recuperação gradual do mercado de trabalho, ainda que puxada pela informalidade, que tem elevado a massa salarial e o número de brasileiros ocupados e com alguma renda.

No acumulado no ano, entretanto, o setor industrial ainda acumula queda de 1,1%. Em 12 meses, a produção manteve recuo de 1,3%, prosseguindo com redução da intensidade de perda iniciada em agosto.

Sair da versão mobile