Ícone do site Jornal O Sul

Produção industrial gaúcha cai em maio

Além do RS, caíram as produções industriais da Região Nordeste, do Pará, da Bahia e de Goiás (Foto: Felipe Rau/AE)

A produção industrial brasileira cresceu em nove dos 14 locais pesquisados em maio na comparação com abril, segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (10). No Rio Grande do Sul, foi registrada queda de 1,6%.

Destacam-se os aumentos verificados no Ceará (3,6%), no Amazonas (2,6%), em  Pernambuco (1,4%) e em Minas Gerais (1,3%). Também mostraram resultados positivos Santa Catarina (0,7%), Espírito Santo (0,6%), São Paulo (0,5%), Paraná (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%). Esses nove locais acompanharam o crescimento do Brasil. Na passagem de abril para maio, a indústria brasileira avançou 0,6%. O avanço se distribuiu não só em termos de atividade, mas em termos de locais investigados”, explicou Rodrigo Lobo, pesquisador do IBGE. 

Além do RS, caíram as produções industriais da Região Nordeste (-2,2%), do Pará (-1,5%), da Bahia (-1,0%) e de Goiás (-0,6%). Na comparação com maio do ano passado, a maioria dos locais registrou baixa na produção. Os recuos mais intensos partiram de Ceará (-13,9%), São Paulo (-13,7%), Amazonas (-13,7%) e Rio Grande do Sul (-13,3%).

 

 

 

 

Sair da versão mobile