Ícone do site Jornal O Sul

Projeto de lei define idade máxima para ingresso na Guarda Municipal de Porto Alegre

Corporação conta com apoio de 72 equipamentos para monitorae a área. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

Os novos concursos para ingresso na Guarda Municipal de Porto Alegre poderão ter exigência de idade máxima de 25 anos na data da inscrição. A mudança está prevista no projeto de lei do Executivo protocolado na quinta-feira (09) na Câmara de Vereadores.

Atualmente, a média de idade dos 384 guardas municipais é de 54 anos e não existe limite para ingresso. O novo patamar de 25 anos é o mesmo adotado para soldados da Brigada Militar.

“A atuação da Guarda Municipal tomou outras proporções e hoje supera a segurança patrimonial. Os agentes têm papel fundamental nas ações de fiscalização, suporte no enfrentamento à pandemia e patrulhamento em espaços públicos, atividades que exigem preparação física”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Conforme o secretário municipal de Segurança, Mário Ikeda, a medida abrange agentes que ingressarem nos órgãos das administrações direta e indireta. “A Guarda Municipal de Porto Alegre desempenha papel fundamental na contribuição da segurança pública. Isso exige cada vez mais qualificação e cuidados com a saúde física e psicológica”, reforçou Ikeda.

Sair da versão mobile