Ícone do site Jornal O Sul

Para Derly Fialho, a confiança é fundamental na condução do Projeto LÍDER do SEBRAE-RS, que visa o desenvolvimento da Região Sul do Estado

Derly Fialho, diretor-superintendente do Sebrae-RS, em Bagé, durante a apresentação das primeiras ações que integram o projeto. (Foto: divulgação Sebrae).

No universo das empresas gaúchas e brasileiras, 98% delas são de pequeno porte. Mesmo ofertando a este segmento capacitação gerencial, planejamento e gestão, o resultado é limitado se não houver incentivo à riqueza em locais próximos. Este é o pensamento do diretor-superintendente do SEBRAE-RS, Derly Fialho, ao detalhar o Projeto LÍDER, da instituição, que visa o desenvolvimento da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado, região que dá impulso à iniciativa que abriga 43 municípios. “Desenvolvimento do território não vem de decreto, é gerado no próprio território, apoiado por desenvolvimento local”.

Segundo ele, a primeira fase do Projeto envolveu 126 líderes com treinamento que teve duração de oito meses e 90 horas. Como fazer este processo funcionar? Ele diz que prefeitos, presidentes de associações comerciais, sindicatos rurais, Embrapa, secretários, reitores foram envolvidos, gerando engajamento e integração destas lideranças ao Projeto, seguido de um plano básico de atuação que iniciou em 2015, calcado em um orçamento de dois milhões de reais para um período de três anos, com foco na capacitação regional.

Ele lembra a parceria com o SENAC, SENAR, EMBRAPA e outras instituições no desenvolvimento de eco vinícolas, atendendo a demanda “de uma das regiões mais promissoras do RS”. Continuando, ele atesta: “ Tudo está aqui nesta região e se, embalado no turismo, pode dar muito resultado. A palavra-chave é a confiança das lideranças deste território na iniciativa. “Confiança é um valor fundamental neste processo. Só com confiança se pode avançar em um projeto desafiador”.

Derly Fialho diz que a estratégia passa por levar o projeto mais adiante a outras regiões, margeando o Estado. Mas a ideia não para por ai. Segundo o gerente nacional do SEBRAE, que participou da apresentação do Projeto LÍDER em Bagé nesta segunda-feira (13) e terça-feira (14), Bruno Quick, os planos são de levar isto para o Brasil inteiro. “É um novo jeito de agir para promover o desenvolvimento do Brasil. De Brasília, não esperem solução. Solução se constrói aqui”. (Clarice Ledur/Especial O Sul)

Sair da versão mobile