Ícone do site Jornal O Sul

Projeto prevê a obrigatoriedade de painéis solares em prédios públicos em Porto Alegre

O estacionamento da Câmara de Porto Alegre já tem painéis solares fotovoltaicos. (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Um projeto de lei que obriga a instalação de painéis solares fotovoltaicos nas edificações pertencentes a órgãos públicos municipais em Porto Alegre está em tramitação na Câmara de Vereadores.

“O objetivo é colocar a Capital dentro do eixo de sustentabilidade da energia solar, que já vem sendo adotado em todas as grandes cidades”, disse o autor da proposta, vereador Leonel Radde (PT).

O projeto prevê que a instalação dos painéis solares, sempre que for tecnicamente viável, deverá ser feita nos telhados das edificações. Os lagos de parques municipais também poderão ser destinados para a geração de energia elétrica fotovoltaica. Nas edificações que contarem com estacionamento, deverão ser disponibilizadas tomadas de alimentação destinadas ao abastecimento de veículos elétricos.

A proposta também define que, após a publicação da lei, os órgãos públicos terão prazo máximo de seis anos para instalação dos equipamentos. Além disso, a alíquota do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre os painéis solares para utilização de energia elétrica será reduzida a 0%.

Sair da versão mobile