Ícone do site Jornal O Sul

Projeto social seleciona jovens para tratamento odontológico gratuito em Porto Alegre

Voltado a profissionais graduados em Odontologia, curso de pós-graduação lato sensu capacita em procedimentos de cirurgia, enxertia e prótese. (Foto: Reprodução)

No próximo 28 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Sorriso, o projeto Dentista do Bem, da Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Turma do Bem, irá selecionar, em Porto Alegre, jovens de baixa renda para receber tratamento odontológico gratuito. É a quinta edição da Maior Triagem Odontológica do Mundo.

A ação, resultado da parceria entre Oral-B e Turma do Bem, acontecerá simultaneamente em mais de 300 municípios do Brasil, outros 10 países da América Latina e Portugal. A expectativa é que milhares de jovens sejam selecionados nesse dia.

O objetivo do evento é identificar adolescentes de baixa renda, que necessitam de tratamento odontológico e proporcionar-lhes qualidade de vida por meio do acesso à saúde bucal. “Um adolescente que não tem possibilidade de ir ao dentista e de cuidar da boca, será um adulto infeliz. Isto porque quem sente dor não estuda, não brinca, não consegue um bom emprego, não beija na boca e se afasta dos amigos. O acesso à saúde bucal de qualidade faz com que esses jovens sejam incluídos novamente na sociedade”, afirma o coordenadora regional voluntária da TdB, Lígia Nogarett.

No Brasil, segundo o Conselho Federal de Odontologia, 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público.

Serviço:

Em Porto Alegre, a triagem será aberta à população no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público no Centro Histórico, das 9h às 15h.

Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável, portar RG, comprovante de residência e matrícula em escola pública.

Turma do Bem

A Turma do Bem (www.tdb.org.br) gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com 16 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com problemas bucais, focando-se em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência doméstica.

Sair da versão mobile