A vacinação contra o coronavírus continua em Porto Alegre neste domingo (25) para o público geral a partir de 31 anos e demais segmentos já contemplados, exceto os adolescentes com comorbidades, gestantes e puérperas, que voltam a contar com o serviço na segunda-feira. A injeção só estará disponível das 9h às 13h, em unidade volante da prefeitura na Zona Norte.
O veículo permanecerá estacionado no campus Fapa da Uniritter. Endereço: avenida Manoel Elias nº 2.001, bairro Passo das Pedras. Podem se dirigir ao local indivíduos pertencentes aos seguintes grupos:
– Pessoas com comorbidade ou deficiência permanente na faixa a partir de 18 anos;
– Profissionais de saúde e de apoio à saúde;
– Funcionários das escolas públicas ou particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior;
– Gestantes, puérperas e lactantes;
– Cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente.
Para receber a primeira dose, exige-se a apresentação de documento de identidade com CPF e comprovante de residência na capital gaúcha. Já os profissionais de saúde ou educação precisam exibir documento que comprove o vínculo de trabalho na cidade, ao passo que os indivíduos com comorbidade ou deficiência permanente devem ter atestado (exceto para síndrome de Down).
Também continua disponível a segunda dose para todos os que estão com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e também aos que receberam o imunizante de Oxford-Astrazeneca há pelo menos dez semanas. Nesse caso, é necessário levar identidade com CPF e cartão de registro do primeiro procedimento, fornecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Permanece suspensa a aplicação de segunda injeção da Pfizer, pois no momento não existem pessoas com prazo compatível para completar o ciclo vacinal desse imunizante. Conforme determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose desse fármaco é de dez semanas, enquanto durarem os estoques atuais – depois disso, o prazo deve voltar a ser de 12 meses.
Sábado movimentado
Neste sábado (23), foram aplicadas 4.267 doses de vacinas contra covid nos dois locais preparados para o serviço em Porto Alegre ao longo da manhã e tarde. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, o total abrange 2.714 procedimentos de primeira e 1.553 de segunda injeção.
Com 2.479 pessoas atendidas, o ponto de maior procura pela população foi o drive-thru híbrido (para quem está de carro ou a pé) instalado em um dos estacionamentos do shopping Bourbon Wallig, na Zona Norte. Já no Ginásio Tesourinha (área central da cidade) foram 1.788 indivíduos com o braço estendido à picada.
No que se refere aos próximos dias, os locais de imunização e outros detalhes – como uma eventual ampliação do serviço para faixas etárias mais jovens – serão divulgados no site oficial prefeitura.poa.br.
(Marcello Campos)