O protesto de taxistas contra o aplicativo Uber provoca transtornos no trânsito de Porto Alegre nesta quarta-feira (22). Neste momento, eles estão na Câmara de Vereadores da capital gaúcha.
O presidente do Sintáxi (Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre), Luiz Nozari, afirmou que a entidade representativa respeita, mas considera “totalmente improdutiva” a carreata de taxistas, que causa transtornos ao tráfego das ruas da Capital, desde o final da manhã desta quarta-feira.
Na avaliação de Nozari, será muito difícil barrar a atuação de sistemas de transporte como Uber. Ele acredita que somente a qualificação poderá fazer com que a categoria enfrente de forma parelha essa nova situação. Segundo ele, muitos profissionais deixaram de se qualificar ao longo dos anos e agora estão pagando o preço. “Estamos enfrentando uma concorrência, desleal, mas uma concorrência. Infelizmente muitos colegas não se qualificaram. Lei nenhuma vai impedir o Uber de atuar, o que vai impedir é uma mudança de cultura do taxista. Ser honesto, educado, tratar bem o passageiro, andar adequadamente trajado”, destaca Nozari.
“A lei de mercado é implacável, se eu não cuidar do meu cliente, outro vai cuidar”, acrescenta. Ele destaca que essa é a conjuntura enfrentada atualmente pelos motoristas profissionais em Porto Alegre. Mas para isso, garante, não é impedindo o trânsito ou deixando passageiros sem táxis que a população se tornará simpática a causa dos trabalhadores. “O que esses motoristas vão dizer para as pessoas que deixaram de pegar ao longo do trajeto? Não é nada positivo”, avalia.
Ele destaca ainda que o Sintáxi está trabalhando para expor a situação dos trabalhadores na audiência pública sobre o tema. “A proposta de regulamentação será discutida no dia 5, em audiência pública, no Gigantinho, às 19h. Aí sim, poderemos influenciar o voto dos vereadores. Agora, o que os manifestantes farão em frente à Câmara?”, questiona.
Cerca de dois mil taxistas (segundo os manifestantes) que protestam contra a proposta da Câmara de Vereadores de regulamentação de transportes por meio de aplicativos, trafegaram por diversas ruas de Porto Alegre, como Padre Cacique, Praia de Belas, Ipiranga, 3ª Perimetral e Avenida dos Estados, antes de chegar à Câmara.