O Dia Nacional de Paralisações e Greves contra as reformas da Previdência e Trabalhista propostas pelo governo do presidente Michel Temer, que ocorre nesta quarta-feira (15), registrou atos em ao menos 22 capitais e no Distrito Federal. As cidades de São Paulo, Curitiba e Salvador foram as que registraram maiores reflexos no trânsito por conta das paralisações no transporte público e de protestos em vias importantes no período da manhã.
Mais atos ainda devem ocorrer ao longo do dia as capitais brasileiras. Os protestos são organizados por centrais sindicais e movimentos como CUT (Central Única dos Trabalhadores), CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo.
Em São Paulo, onde é esperado o maior protesto, a concentração será na avenida Paulista, às 16h. No Rio de Janeiro, o ato começará às 16h, na Candelária.
Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, manifestantes estão mobilizados em piquetes, realizando paralisações e atos em alguns pontos da cidade. Um grupo realizou uma caminhada na avenida Mauá, próximo à rua da Conceição, o que causou lentidão no trânsito. Os ônibus e a Trensurb circulam normalmente. Às 17h, haverá concentração na Esquina Democrática, no Centro.
Protesto de municipários na esquina da avenida João Pessoa com a Ipiranga (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)
Pela manhã, bloqueios foram realizados na avenida Ipiranga com a João Pessoa, no sentido bairro-Centro, e na Bento Gonçalves, embaixo do viaduto São Jorge. Servidores da saúde realizaram atos em frente ao Hospital de Pronto Socorro e ao Hospital Presidente Vargas. Servidores da segurança pública e policiais federais protestaram contra a reforma previdenciária em frente ao Palácio Piratini. Os ônibus circulam normalmente na Capital, conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
No interior do Estado, ocorreram bloqueios na BR-116, em Caxias do Sul; na ERS-122, em Farroupilha; e na ERS-239, em Sapiranga. Às 9h, o trânsito foi totalmente interrompido por agricultores no quilômetro 465 da BR-116, em São Lourenço do Sul.
No fim da manhã, manifestantes bloquearam totalmente a BR-386, em Boa Vista das Missões. Em Canoas, professores protestam na BR-116, em frente à Praça do Avião, no sentido interior-Capital.
