Ícone do site Jornal O Sul

Protestos na Catalunha bloquearam estradas e ferrovias

Trânsito ficou complicado na região. (Foto: Reprodução)

O trânsito na Catalunha foi seriamente afetado nesta quarta-feira (8) por vários bloqueios de estradas e ferrovias, como parte de uma greve organizada por um sindicato independentista, informa a agência France Presse.

A paralisação foi convocada pelo CSC, em protesto contra a precariedade trabalhista e o decreto do governo central que facilitou a saída de empresas da Catalunha, mas tem um forte caráter político, no momento em que o independentismo reivindica a liberdade de seus líderes detidos.

Manifestantes reivindicavam a libertação dos antigos membros do governo catalão, que estão em prisão preventiva depois que no último dia 27 de outubro o Parlamento catalão declarou de forma unilateral a independência dessa região, o que provocou o fechamento do Executivo catalão por parte do governo da Espanha e a atuação da Justiça para evitar a separação.

A greve não tem o apoio dos principais sindicatos espanhóis, CCOO e UGT, mas recebeu o respaldo do principal sindicato do ensino público catalão, USTEC, e de duas grandes organizações independentistas, Omnium Cultural e ANC (Assembleia Nacional Catalã).

O Serviço Catalão de Trânsito registrou bloqueios em mais de 50 pontos na rede viária, incluindo em autoestradas de muito movimento como a AP-7, que liga toda a costa mediterrânea, da França até a Andaluzia, ou a A-2, que liga Barcelona a Madri.

Grupos de manifestantes com bandeiras independentistas e cartazes que exigem a liberdade dos políticos detidos participavam nos bloqueios, incluindo um protesto na estação de trem de alta velocidade de Girona.

Paralisação menor

Ao contrário da greve geral de 3 de outubro, que protestou contra as agressões policiais após o referendo de independência inconstitucional e que teve grande adesão, a paralisação desta quarta-feira parece menor em Barcelona.

De acordo com a Efe, a greve teve adesão do setor de educação além de ter afetado a mobilidade urbana. A agência reporta que no centro de Barcelona, a maioria das lojas, cafeterias e demais comércios abriram normalmente.

O complexo do fabricante automobilístico Seat, em Martorell (região metropolitana de Barcelona), que é a fábrica mais importante da Catalunha, começou o dia com plena normalidade, assim como a fábrica da Nissan, enquanto a atividade no Mercabarna (mercado de atacadistas de Barcelona) foi tranquila, segundo fontes destas empresas ouvidas pela Efe.

O aeroporto El Prat de Barcelona também funciona sem maiores problemas, assim como o porto da cidade, embora a movimentação de caminhões seja menor devido às estradas bloqueadas pelos manifestantes.

Anulação

O Tribunal Constitucional da Espanha anulou nesta quarta-feira (8) a declaração unilateral de independência feita pelo Parlamento da Catalunha, em uma decisão amplamente esperada depois que a ação foi suspensa pela corte.

Em 27 de outubro, o Parlamento regional decidiu convocar uma constituinte para declarar a separação da Espanha, medida que Madri interpretou uma independência unilateral.

Por isso, no mesmo dia o governo central destituiu o presidente da Catalunha,Carles Puigdemont, dissolveu o Parlamento regional e convocou eleições antecipadas na região para 21 de dezembro.

Sair da versão mobile