Ícone do site Jornal O Sul

Psicanalista e escritor Contardo Calligaris morre, aos 72 anos, em São Paulo

Contardo nasceu em Milão, na Itália, em 2 de junho de 1948. (Foto: Ares Soares/Universidade de Fortaleza)

O psicanalista, escritor e dramaturgo Contardo Calligaris morreu nesta terça-feira (30), aos 72 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, onde fazia tratamento contra um câncer.

Nascido em Milão, na Itália, em 2 de junho de 1948, Contardo teve o primeiro contato com o Brasil em 1986, quando veio ao País para dar palestras sobre o seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”. Aqui, se casou e, por um período, se dividiu entre os dois países, para depois se mudar de vez ao Brasil.

Sua primeira formação foi em Epistemologia Genética, na Suíça, em uma faculdade em que Jean Piaget palestrava. Contardo também fez graduação em Letras, o que o permitiu ensinar teoria da literatura.

Mais tarde, em Paris (França), se dedicou ao doutorado em Semiologia, com Roland Barthes, um dos maiores linguistas de todos os tempos. Foi nessa época que começou a fazer análise e passou a se interessar por psicanálise.

Colunista da Folha de S.Paulo desde 1999, Contardo publicou seu último texto no jornal em 17 de fevereiro, no qual abordou o fim do governo de Donald Trump nos Estados Unidos.

Sair da versão mobile