Ícone do site Jornal O Sul

Publicado decreto que proíbe nudismo nas praias de Balneário Camboriú

A Praia do Pinho é a primeira praia de naturismo do Brasil. (Foto: PMBC/Divulgação)

Agora é oficial. Não pode mais ficar sem roupa na areia ou no mar da Praia do Pinho, em Balneário Camboriú (SC). A prefeita Juliana Pavan (PSD) sancionou o novo Plano Diretor e o documento deixa de prever a área como espaço voltado ao nudismo.

Ela também assinou um decreto para reforçar a proibição. A medida já está valendo e quem for flagrado descumprindo a norma pode responder por Ato Obsceno, previsto no artigo 233 do Código Penal. Segundo Pavan, a decisão atende a um pedido de moradores da região e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Considerada o berço do nudismo no Brasil, a Praia do Pinho deu visibilidade nacional a Balneário Camboriú. Entretanto, sempre esteve na berlinda devido a queixas de cenas de cunho sexual no local. Os adeptos dizem que isso nunca partiu dos naturistas, que têm regras de comportamento rígidas.

A Federação Brasileira de Naturismo (FBrN) manifestou “preocupação e pesar” com a medida.

“Trata-se de um marco histórico do naturismo brasileiro, reconhecido nacional e internacionalmente, que por décadas representou um ambiente de convivência respeitosa, liberdade responsável e contato consciente com a natureza”, diz nota da entidade.

Saiba mais

A Praia do Pinho é considerada a primeira praia de naturismo do Brasil. De fácil acesso, o espaço tem cerca de 500 metros de extensão e fica entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho.

A praia é aberta a todos os públicos, incluindo crianças, idosos e casais, sejam heterossexuais ou homoafetivos. É proibido fotografar ou filmar sem autorização dos frequentadores, mesmo à distância.

Sair da versão mobile