Ícone do site Jornal O Sul

Putin considera Estados Unidos entre as ameaças à segurança da Rússia

O governo de Vladimir Putin afirma ser vítima de “histeria russofóbica” do Reino Unido, e vai expulsar diplomatas britânicos do país. (Foto: Reprodução)

Uma nova avaliação define, pela primeira vez, os Estados Unidos como uma das ameaças à segurança nacional da Rússia, sinalizando uma deterioração das relações com o Ocidente nos últimos anos. O documento “Sobre a Estratégia de Segurança Nacional da Federação da Rússia” foi assinado pelo presidente Vladimir Putin na véspera do Ano-Novo. Ele substitui a versão de 2009, aprovada pelo então presidente e atual primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, que não havia mencionado nem EUA nem a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

De acordo com o texto, a Rússia conseguiu aumentar seu papel na resolução dos problemas globais e de conflitos internacionais. Tal destaque causou uma reação por parte do Ocidente.

“O fortalecimento da Rússia acontece em um contexto de novas ameaças para a segurança nacional, que tem natureza complexa e inter-relacionada”, diz o documento. A condução de uma política independente causou a “oposição dos EUA e de seus aliados, que se esforçam para manter o domínio nos assuntos globais”, cita o texto.

Sair da versão mobile