Ícone do site Jornal O Sul

Quadro de Picasso avaliado em quase R$ 4 milhões é localizado em Madri após duas semanas desaparecido

Obra 'Naturaleza muerta con guitarra', de Picasso. (Foto: Reprodução)

A polícia espanhola localizou em Madri o quadro “Natureza morta com guitarra”, de Pablo Picasso, que havia desaparecido em 3 de outubro, quando deveria ter sido enviado da capital para uma exposição em Granada. Avaliada em 600 mil euros (cerca de R$ 3.792.000), a obra integraria a mostra “Bodegón. A eternidade dos inertes”, no Centro Cultural CajaGranada, informou o jornal El País. A confirmação definitiva da recuperação deve sair nesta sexta-feira (24), após análise da Polícia Forense sobre a pintura encontrada.

De acordo com a investigação, o quadro não chegou a ser colocado no caminhão responsável pelo transporte de um conjunto de peças de arte rumo à Andaluzia. A fundação CajaGranada formalizou a denúncia no dia 10 de outubro, ao perceber que o Picasso não estava entre as 56 obras que haviam sido transferidas para a exposição.

A fundação informou que a pintura estava armazenada desde 25 de setembro para a transferência marcada para o dia 3. Porém, “nem todas as obras estavam devidamente enumeradas, não sendo possível um controle exaustivo sem as desembalar”, explicou a instituição, citada pelo El País. A ausência do quadro só foi identificada após o trabalho de checagem das obras já em Granada.

Após o alerta, a polícia deu início às buscas e registrou a peça na base de dados da Interpol dedicada a obras de arte furtadas ou desaparecidas, que reúne atualmente mais de 57 mil objetos catalogados. As autoridades não detalharam ainda como ou com quem o quadro foi encontrado na capital espanhola.

O caso segue sob investigação para esclarecer em que momento se deu a falha no processo logístico e se houve responsabilidade criminal no desaparecimento. A expectativa é de que a obra seja novamente avaliada e devolvida à fundação responsável.

A história da obra

Pintada em 1919, “Natureza morta com guitarra” pertence ao período em que Picasso explorava intensamente o cubismo tardio, com forte presença de formas geométricas e objetos cotidianos representados sob diferentes pontos de vista. O tema da natureza-morta com instrumentos musicais é recorrente na produção do artista nessa fase, marcando sua busca por novas interpretações visuais da realidade. Hoje, a obra é considerada um importante exemplar dessa transição criativa do pintor espanhol.

Sair da versão mobile