Ícone do site Jornal O Sul

Qual é o potencial de destruição da Bomba H, que a Coreia do Norte diz ter desenvolvido?

(Foto: Reprodução/AFP)

Nem todo mundo acredita nos anúncios do líder da Coreia do Norte, mas é fato que muitos ficaram preocupados quando Kim Jong-un afirmou que seu país estava pronto para detonar uma bomba atômica e uma bomba de hidrogênio. A razão é simples: a bomba de hidrogênio, mais conhecida como Bomba H, é a arma mais poderosa existente no planeta, segundo o cientista Matthias Grosse Perdekamp.

Até hoje, nenhuma explosão superou a potência da Bomba-Czar, uma bomba de hidrogênio de 50 megatons detonada durante um teste do governo soviético em outubro de 1961. Essa bomba, por sinal, era três mil vezes mais poderosa que a lançada sobre Hiroshima em agosto de 1945, naquela que foi a primeira vez que uma arma nuclear foi usada em uma situação de conflito.

As bombas de hidrogênio, porém, são fabricadas por meio da fusão nuclear, processo em que diversos átomos se juntam antes de explodir. “A potência que pode ser alcançada com a fusão nuclear basicamente não tem limites”, conta Perdekamp. O especialista, porém, explica que esse processo é extremamente complexo e, por isso, duvida que os norte-coreanos tenham desenvolvido uma Bomba H.

Sair da versão mobile