Ícone do site Jornal O Sul

Quase metade dos brasileiros com dívida no rotativo do cartão de crédito tem renda mensal de até três salários mínimos

Juros do rotativo giram em torno de 400% ao ano (Foto: Sebastião Moreira/AE)

Quase metade dos brasileiros com dívida no rotativo do cartão de crédito, a linha de financiamento mais cara do sistema financeiro, tem renda mensal de até três salários mínimos (2.364 reais). O dado faz parte do Relatório de Inclusão Financeira do Banco Central de 2015, que mostra o cenário no fim de 2014.

O estudo aponta que 45% dos endividados no rotativo estavam na faixa de até três salários mínimos. A inadimplência nessa faixa chega a 47%, acima da média de 37% entre todos os tomadores desse crédito.

Para o BC, o avanço da renda na última década levou grande parte da população a ter acesso a cartões. “No entanto, muitos consumidores não encontram equilíbrio no uso do cartão, que ora é um mero instrumento de pagamento, ora um instrumento de dívida, levando a situações onerosas de endividamento e inadimplência”, diz o estudo.

O diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel Ribeiro de Oliveira, diz que o aumento dos juros e o do desemprego neste ano devem deixar esses consumidores ainda mais endividados no cartão. Levantamento feito pela associação mostra que a principal destinação do 13º salário neste ano será para pagamento de dívidas no cartão de crédito. (Folhapress)

Sair da versão mobile