Ícone do site Jornal O Sul

Quatro pessoas receberam um novo coração em uma semana no Rio Grande do Sul

Comissão também tratou de dificuldades enfrentadas por quem está na fila por transplante de órgão. (Foto: EBC)

O Rio Grande do Sul registrou quatro transplantes de coração em uma semana, informou nesta quarta-feira (14) a Central de Transplantes da SES-RS (Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul). As instituições que identificaram e realizaram a manutenção dos potenciais doadores foram os hospitais Cristo Redentor, Pronto Socorro e Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e o Hospital Pompéia, em Caxias do Sul. As cirurgias ocorreram entre os dias 8 e 14 deste mês.

De acordo com dados da Central de Transplantes, o Estado contabiliza dez transplantes de coração em 2017. No ano passado, foram 25 transplantes cardíacos, número que nunca havia sido atingido. Pelo menos 18 pessoas ainda estão aguardando a doação de um coração.

O resultado, considerado incomum, foi creditado à agilidade das equipes médicas pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis. “Foi um trabalho de muitas equipes e da central para agilizar os procedimentos em um curto espaço de tempo. A solidariedade das famílias também foi fundamental para o sucesso do processo”, afirmou Gabbardo.

“A doação destes corações proporcionou a recuperação e trouxe a esperança de uma melhor qualidade de vida aos receptores”, acrescentou. (SES-RS)

Sair da versão mobile