Ícone do site Jornal O Sul

Queda da taxa básica de juros pode trazer de volta a regra que reduz os ganhos da poupança

A estimativa mínima dos analistas consultados pelo BC para a Selic no fim do ano está em 7,5% (Foto: Adam Gault/Folhapress)

A queda da inflação, que está se aproximando do centro da meta fixada pelo governo para este ano, tem feito alguns analistas do mercado financeiro preverem que a taxa básica de juros definida pelo BC (Banco Central) ficará abaixo de 8,5%, o que ativaria o gatilho que reduz o rendimento da poupança já neste ano.

A estimativa mínima dos analistas consultados pelo BC para a Selic no fim de 2017 está em 7,5%. Caso a taxa recue para 8,5% ou abaixo disso, a regra para remuneração da caderneta muda. Em vez de render 0,5% ao mês mais TR (Taxa Referencial), a poupança passa a ter rentabilidade de 70% da Selic mais TR. Com a Selic a 8,5%, isso representaria uma taxa de 0,483%.

“Não é pecado investir na poupança. Ela é ótima para deixar o dinheiro de emergência e quantias pequenas. Mas quem quer retorno precisa procurar outros investimentos”, afirma a planejadora financeira Eliane Habib. (Folhapress)

Sair da versão mobile