Ícone do site Jornal O Sul

Quedas de idosos estão entre as principais ocorrências atendidas no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre

No Brasil, o número de pessoas idosas é superior ao de crianças de até 10 anos. (Foto: Agência Brasil)

As quedas de idosos estão entre as principais ocorrências atendidas pelo HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Porto Alegre. De 1º de janeiro a 24 de junho deste ano, foram registrados 1.704 casos de quedas com vítimas acima de 65 anos, sendo que 22 morreram.

O HPS promoveu nesta quinta-feira (24), Dia Mundial de Prevenção de Quedas, uma oficina para qualificar ainda mais os servidores em procedimentos de prevenção a acidentes com pacientes idosos no ambiente hospitalar e também para dar mais segurança durante a internação.

“A hospitalização aumenta o risco de queda, pois os pacientes se encontram em ambientes estranhos ao seu dia a dia. Muitas vezes são portadores de doenças que predispõem à queda, e vários procedimentos terapêuticos podem aumentar esse risco”, alertou a enfermeira Marcelle Schettert, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Gestão de Risco do HPS.

Confira medidas para prevenir quedas de idosos em casa e no ambiente de trabalho: evitar camas altas; colocar barras de apoio nos ambientes de circulação; evitar escadarias; adotar pisos e calçados antiderrapantes; idosos com dificuldade de locomoção ou de orientação devem ter sempre alguém por perto para ajudar a ir ao banheiro e socorrer imediatamente em caso de acidente.

Sair da versão mobile