Ícone do site Jornal O Sul

Quem pode e quem não pode tomar a vacina contra a Dengue?

Baixa procura levou ministério a ampliar faixa etária de vacinação (Foto: José Luis da Conceição/AE)

Acaba de ser liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, uma imunização contra o vírus da dengue, produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. O nome da vacina é Dengvaxia.

Quem pode e quem não pode tomar esta vacina? A vacina está indicada para pessoas entre 9 e 45 anos. Fora desta faixa etária, os estudos demonstram que sua eficácia é baixa. Está contraindicada em gestantes e em pessoas com a imunidade comprometida.

A vacina tem uma eficácia que não é considerada muito alta. Ela garante aproximadamente 65,6% de proteção geral. A imunização protege contra os quatro sorotipos da doença. Só que contra o sorotipo 2, tem uma eficácia de apenas 47,1%.

De acordo com o laboratório Sanofi, os estudos indicaram que a vacina tem a capacidade de proteger contra os casos mais graves de dengue. Por isso vale a pena tomar. A imunização, no entanto, não protege do Zika e da Chicungunya.

No total são três doses, com intervalo de seis meses entre cada uma. A proteção total só se é conquistada depois de aproximadamente um ano.

Autoridades brasileiras estão discutindo o custo e o benefício de incluir a vacina no calendário nacional de imunização e de fazer campanhas de vacina em massa, se for o caso. Não é uma decisão fácil, pois cada dose da vacina custa cerca de 80 reais. (AG)

Sair da versão mobile