Ícone do site Jornal O Sul

Receita estadual faz nova ofensiva para cobrar IPVA 2015 em atraso

Operações foram realizadas em Porto Alegre e outras seis cidades gaúchas (Foto: Divulgação)

Faltando menos de uma semana para o início do calendário de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) referente ao próximo ano, diversas equipes da Receita Estadual promoveram blitze simultâneas em Porto Alegre e em outros seis municípios do Rio Grande do Sul durante a manhã e a tarde de sexta-feira. As operações, com o apoio da Brigada Militar, tiveram por objetivo a cobrança de tributos de 2015 ainda em atraso.

Inadimplência

O Palácio Piratini calcula que, somente neste ano, pelo menos 120 milhões de reais deixaram de ser pagos em IPVA. Esse valor corresponde a um índice de inadimplência de 4,35%. Também estima-se que, de um total de 3,9 milhões de veículos automotores que circulam pelas ruas e estradas gaúchas, mais de 360 mil ainda estão sem o licenciamento obrigatório.

Além da capital (em pontos estratégicos como a avenida Padre Cacique nas imediações do Parque Marinha do Brasil), a ofensiva abrangeu Gravataí, São Leopoldo, Vacaria, Rio Grande, Ijuí e Bagé. Na quinta-feira, as blitze tiveram como alvo São Borja e Santa Maria, cidade que apresentou o maior volume de autuações.

Nos dois dias de operação, foram vistoriados 8,2 mil veículos. Destes, 199 estavam inadimplentes e 79 não licenciados. A soma decobranças, multas e juros deve superar a 171 mil reais.

Sair da versão mobile