Ícone do site Jornal O Sul

Receita Federal doa quase 250 quilos de cabelos apreendidos na fronteira

Mercadoria avaliada em 380 mil reais foi entregue a uma associação em Umuarama. (Foto: Receita Federal/Divulgação)

A delegacia da RF (Receita Federal) em Foz do Iguaçu, no Paraná, doou 249 quilos de cabelos apreendidos na fronteira. A mercadoria, avaliada em 380 mil reais, foi entregue à Associação de Senhoras Rotarianas de Umuarama, no Noroeste do Estado, e será usada no “Banco de Perucas” para mulheres diagnosticadas com câncer e que estão em tratamento quimioterápico.

A proposta é que as perucas também sejam disponibilizadas a pacientes do Hospital do Câncer. O estabelecimento tem previsão de inauguração até o fim deste ano.

Os cabelos humanos são em sua maioria provenientes da Índia, de acordo com informações da Receita. Eles foram apreendidos na região da fronteira com o Paraguai sendo ingressados irregularmente no Brasil.

Tonelada
Em 2013, a Receita apreendeu uma tonelada de cabelo humano na alfândega do aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo (SP). A carga declarada na ocasião foi de 15 mil dólares, segundo o Fisco. Posteriormente foi constatado que o valor chegava a 400 mil dólares, quase 1 milhão de reais, conforme o câmbio da época.

Boa ação
Uma menina catarinense de 8 anos, que já possuía cabelos compridos, decidiu esperar mais sete meses para poder cortar os fios e doar para uma associação voluntária que apóia crianças com câncer em Florianópolis (SC). A associação recebe os cabelos e troca por perucas prontas. São mais de 300 modelos que estão a disposição dos pacientes.

Sair da versão mobile