A Receita Federal liberará a restituição do quarto lote do Imposto de Renda na terça-feira, em um montante de 2,5 bilhões de reais. A consulta está disponível no site da Receita Federal ou pelo telefone 146. O fisco também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones que permite a consulta às declarações do IRPF.
Ao todo, 2.155.086 contribuintes terão direito à restituição, com correção pela Selic (a taxa básicade juros). Pessoas idosas e com moléstia grave ou deficiência física, que não tenham cometido erros ou omissões na hora de enviar os dados têm prioridade. Os contribuintes que têm dúvida sobre possíveis problemas na declaração deverão consultar o extrato no Centro Virtual de Atendimento, na internet, para verificar eventuais pendências e acompanhar sua situação.
Caso encontre algum tipo de divergência nos dados envidados à Receita, deve fazer a retificação para não permanecer na malha fina. Para consultar o extrato, o contribuinte precisa ter um código de acesso gerado na própria página da Receita, e para isso terá que informar o número de entrega das duas últimas declarações. Outra opção é ter certificado digital.
O dinheiro ficará disponível durante um ano. Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar uma agência do BB (Banco do Brasil) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança em qualquer banco, ou ligar para o banco pelos telefones 4004-0001, para capitais, e 0800-729-000, interior. O número 0800-729-0088 é exclusivo para deficientes auditivos.
