Ícone do site Jornal O Sul

Reforço na segurança muda rotina de viajantes na França

Franceses estão mobilizados contra ameaças. (Frank Augstein/AP)

O reforço na segurança e no controle das fronteiras e serviços aduaneiros promovido pelo governo francês desde os ataques em Paris, na última sexta-feira, alterou a rotina dos viajantes que passam por estações de trem, ônibus e aeroportos. Além das longas filas devido à inspeção de bagagem, que está mais demorada e detalhista nos aeroportos, turistas estão sujeitos à abordagem policial e também à verificação de documentos.

Em um caso, houve a abordagem de um turista jordaniano por três policiais franceses dentro de um ônibus saindo do país na manhã de domingo. O jovem foi instado a apresentar todas as passagens que provavam se tratar de um turista. Aos outros passageiros, apenas o passaporte foi solicitado.

Na estação Gare du Nord, a estudante brasileira Maira Lopes recebeu, antes de embarcar para a cidade de Lille, uma mensagem da companhia de trem informando que ela poderia ter de apresentar um documento de identidade. Nesta estação havia policiamento em quase todas as plataformas. Passageiros que desembarcam na cidade após os atentados demonstram insegurança. O barulho de portas dos vagões de um trem alertava até mesmo os parisienses.

(Folhapress)

Sair da versão mobile