Ícone do site Jornal O Sul

Reino Unido faz o primeiro ataque aéreo contra o Estado Islâmico

John Kerry pediu aos aliados na Otan para intensificarem o apoio à coligação. (Foto: Pablo Martinez Monsivais/AFP)

O Reino Unido fez nessa quinta-feira o primeiro ataque aéreo contra o grupo extremista Estado Islâmico, na Síria, horas depois de uma votação parlamentar que aprovou este tipo de operação, informou o Ministério da Defesa. Quatro aeronaves Tornados, da Força Aérea Real britânica, regressaram da “primeira operação ofensiva na Síria e conduziram ataques”, disse um porta-voz do ministério.

A Câmara dos Comuns aprovou na quarta-feira, com 397 votos a favor e 223 contra, a participação do Reino Unido nos ataques aéreos contra os terroristas na Síria. O chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, pediu aos aliados na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para intensificarem o apoio à coligação, liderada pelos EUA, que combate o grupo extremista no Iraque e na Síria.

“Pedi a todos os aliados na Otan para intensificarem o seu apoio à luta contra o Daesh atacando o núcleo da organização no Iraque e na Síria”, disse Kerry na reunião da Otan na Bélgica, utilizando uma das designações alternativas do Estado Islâmico. “Vejo com satisfação que alguns aliados já contribuam mais para este combate ou estão planejando aumentar sua contribuição.”

Sair da versão mobile