Ícone do site Jornal O Sul

Reino Unido promete prender piloto de drone que voar próximo de aviões

Imagem reproduz um guia animado divulgado pela autoridade britânica de Aviação Civil. (Foto: Reprodução)

O governo do Reino Unido publicou nessa quarta-feira um guia para pilotos de drones (veículos aéreos não tripulados) que ameaça com prisão e processos judiciais as pessoas que infringirem as regras, como não voar acima de 121 metros e manter a aeronave longe de aviões civis, helicópteros e aeroportos. As normas foram criadas pela CAA (a autoridade britânica de Aviação Civil) que, de acordo com o jornal britânico The Guardian, registrou seis incidentes sérios envolvendo drones e aviões no ano passado.

Nessas situações, os drones voavam próximos de aeronaves ou de aeroportos, inclusive do terminal de Heathrow, em Londres, o mais movimentado do país. “Você é legalmente responsável por condutas falhas de cada voo e não seguir as regras pode levar a processos criminais”, informa a CAA no guia, que foi feito em formato de vídeo. “Usuários de drones devem entender que, quando entram no ar, eles estão entrando em uma das áreas mais ocupadas do espaço aéreo no mundo”, afirmou Tim Johnson, diretor do órgão, ao The Guardian.

Regras

De acordo com algumas regras do “Dronecode”, o piloto deve estar seguro de que é possível ver o aparelho durante todo o voo e não sobrevoar a uma altura superior a 121 metros. Também deve manter o drone longe de aviões, helicópteros, aeroportos e campos de aviação. Além disso, drones que possuam câmeras não devem voar a menos de 50 metros de pessoas, veículos, construções ou estruturas. (AG)

Sair da versão mobile