Ícone do site Jornal O Sul

Renan Filho, do MDB, foi reeleito governador de Alagoas

Haddad ouviu de Renan Filho que o Ministério do Planejamento não seria uma pasta que estava nos planos do MDB. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho (MDB), foi reeleito neste domingo (7) com 78% dos votos. Ele deixou para trás Pinto de Luna (PROS), Basile Christopoulos (PSOL), Josan Leite (PSL) e Melquezedeque Farias (PCO).

Biografia

O economista José Renan Vasconcelos Calheiros Filho, de 38 anos, foi eleito para o primeiro mandato no governo do Estado em 2014, com 52,16% dos votos válidos, se tornando o mais jovem governador da história de Alagoas.

Filho mais velho de Renan Calheiros (PMDB) e de Verônica Rodrigues Calheiros, Renan Filho nasceu no dia 8 de novembro 1979, em Murici, onde acompanhou na infância a carreira política do avô, Olavo Calheiros, e do pai.

Em 1995, Renan Filho mudou-se para Brasília, onde concluiu o ensino médio e se formou em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Após a faculdade, passou a trabalhar com o pai no Senado. Em 2013, concluiu um curso de extensão em Políticas Públicas, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Na política, Renan Filho começou cedo sua trajetória. Foi eleito aos 25 anos prefeito da cidade de Murici, na Zona da Mata alagoana, em 2004. Em 2008 ele foi reeleito, deixando o cargo em 2010, quando foi eleito deputado federal.

Casado com a administradora Renata Pires Calheiros, Renan Filho é pai de dois meninos: Davi e João.

Sair da versão mobile