Ícone do site Jornal O Sul

Representantes do governo e da oposição da Venezuela fazem reuniões na Noruega

Jorge Rodríguez, ministro da Comunicação da Venezuela, apontado como um dos participantes da conversas. (Foto: Reprodução)

Representantes do governo da Venezuela e da oposição viajaram à Noruega para discutir um possível acordo nesta semana, segundo integrantes dos dois lados.

“Sim, está havendo conversas entre o governo bolivariano e setores democráticos da oposição”, disse Jorge Valero, embaixador da Venezuela na ONU, em Genebra.

“Infelizmente, há uma oposição que é belicista, terrorista e fascista. Simples marionetes do império dos EUA”, prosseguiu Valero.

O líder oposicionista Juan Guaidó confirmou os encontros, mas disse que não se trata de uma negociação e sim “um esforço de mediação”.

A viagem sugere que os dois lados estão buscando uma nova abordagem depois de seguidos fracassos em obter diálogo e da tentativa frustrada de depor Maduro, em 30 de abril.

No entanto, ainda não houve reuniões entre os dois lados. Cada um deles conversou com diplomatas noruegueses de forma separada, segundo uma fonte ouvida pela Reuters.

De acordo com a TV norueguesa NRK, as negociações acontecem há vários dias em um local mantido sob sigilo e devem terminar nesta quinta-feira (16).

Do lado do governo estariam envolvidos o ministro da Comunicação, Jorge Rodríguez, e o governador do estado de Miranda, Héctor Rodríguez.

A oposição estaria representada pelo ex-deputado Gerardo Blyde, o ex-ministro Fernando Martínez Mottola e o segundo vice-presidente da Assembleia Nacional Stalin González.

“Jorge Rodríguez está cumprindo uma missão no exterior, muito importante”, afirmou Maduro na quarta-feira, sem dar detalhes. O governo da Venezuela não respondeu aos pedidos de resposta enviados pelas agências de notícias.

“Não podemos confirmar nem desmentir o envolvimento norueguês em processos de paz ou iniciativas de diálogo”, declarou à AFP Ane Lunde, porta-voz da diplomacia de Oslo.

Vários países europeus reconheceram Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, mas a Noruega apenas fez um apelo pela organização de novas eleições, uma atitude compreendida por muitos como um sinal da vontade do país de atuar como intermediário entre o governo e a oposição.

A ministra norueguesa das Relações Exteriores, Ine Eriksen Søreide, afirmou no fim de janeiro que o país estava “disposto a contribuir se e quando as partes desejarem”.

Esta é a segunda vez que acontecem conversações deste tipo na capital da Noruega, de acordo com a NRK, que também mencionou negociações já ocorridas em Cuba entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição liderada por Juan Guaidó, mas sem revelar uma data.

Sair da versão mobile