Ícone do site Jornal O Sul

RGE dá dicas de como economizar energia durante o verão

Raio pode atravessar o encanamento seja de metal ou plástico e matar, queimar ou mutilar a pessoa. (Foto: Reprodução)

As altas temperaturas do verão acabam modificando alguns hábitos em casa: os banhos passam a ser mais demorados, o abre e fecha das geladeiras são mais frequentes e o uso de ventiladores vira rotina. Para amenizar a temperatura das residências, muitos usam ainda o ar condicionado, mas o uso deste conforto sem os devidos cuidados pode representar um acréscimo significativo no valor da conta de energia. A conscientização da população a respeito do uso racional de eletricidade é constante na RGE. As dicas são simples e podem ser colocadas em prática por todos.

Apenas o ato de acender lâmpadas mais tarde, quando realmente estiver escuro, usar chuveiros com consciência ou até a cor das paredes da casa podem influenciar no valor final da conta de luz.

Diante deste quadro, o mais inteligente a fazer é extrair o máximo de desempenho dos eletrodomésticos gastando o mínimo. Uma medida é procurar usar os aparelhos fora do horário de pico (entre 18h e 21h). Outra forma de buscar economia é comprar produtos com o selo PROCEL, cujo objetivo é indicar ao consumidor o nível de eficiência energética da mercadoria que está adquirindo. O selo expõe aparelhos que consomem de 12% a 26% menos energia.

Outro ponto sensível nas residências é a iluminação que, em média, representa de 15% a 20% do valor da conta de energia. O ideal é substituir as lâmpadas incandescentes, que já estão proibidas, ou mesmo as fluorescentes, pelos modelos a LED, que são inicialmente mais caras, mas muito mais econômicas. A redução no consumo com essa opção pode atingir até 80%, com iluminação mais eficiente.

Em relação a ambientes, como salas, quartos, corredores, salas de tevê, as lâmpadas podem ter uma potência menor, com mais economia. Durante o dia, sempre que possível, deve-se aproveitar a iluminação natural com menor acionamento da luz artificial. O chuveiro elétrico e a geladeira também são grandes consumidores de energia. Cada um deles representa de 25% a 35% do valor da conta no final do mês.

É importante também desligar os aparelhos sempre que não estiverem sendo usados. Os aparelhos ligados em stand-by (modo de espera) também são ladrões silenciosos de energia. Somados, todos os aparelhos em stand-by podem representar 12% do consumo de uma casa.

Dicas da RGE para economia de energia elétrica

Sair da versão mobile